segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Narrativas visuais: exposição sobre quadrinhos em um evento de historiadores

Entre os dias 24 e 28 de outubro participei do II Congresso Nacional do Cangaço e III Semana Regional de História, eventos realizados em conjunto na UFCG, no campus da cidade mais quente em que já estive até hoje: Cajazeiras.
Atuei no evento como ministrante do minicurso "Narrativas visuais: o uso das histórias em quadrinhos no ensino de história", e foi uma experiência extremamente gratificante e enriquecedora. 

Há muito tempo venho trabalhando com o uso das histórias em quadrinhos na sala de aula e também como material para pesquisa acadêmica, e compartilhar os conhecimentos adquiridos nestes dois espaços foi algo muito positivo, mas também uma tarefa de extrema responsabilidade. O maior "impacto" que tive foi verificar a lista de inscritos, no dia em que cheguei à cidade a turma já estava fechada, 30 alunos, e com perspectiva de mais inscrições, foi uma satisfação grande e um sentimento de responsabilidade de igual tamanho.

A oportunidade de expor uma nova perspectiva de análise das histórias em quadrinhos, apresentá-las como um rico material tanto para a pesquisa acadêmica quanto para a prática em sala de aula e compartilhar os resultados de experiências que realizei anteriormente foram momentos muito importantes deste processo. Porém, o que mais me agradou foi a receptividade dos alunos às minhas propostas, algo fundamental para o sucesso de um trabalho assim.

Os contatos que estabeleci e retorno dos alunos nos dias seguintes ao minicurso, seja por e-mail ou comentários aqui mesmo, foram o que me deixou mais satisfeita, pois através disso me dei conta de que o meu propósito ao cruzar a Paraíba em uma cansativa viagem  com oito hora de duração para ir falar sobre quadrinhos foi cumprido, que era acender a centelha da curiosidade para esta nova linguagem. Agora, espero que o futuro me apresente os frutos deste trabalho, sob a forma de novos companheiros na pesquisa sobre histórias em quadrinhos e que ainda possamos trocar muitas figurinhas pelos eventos acadêmicos da vida.


3 comentários:

  1. fui aluno no mini-curso sobre narrativas visuais ministrado pela professora Keliene Christina em Cajazeiras, e devo ponderar que foi muito estimulante a possibilidade de aprender novas abordagens de ensino muito bom mesmo e estou no aguardo do proximo, um abraço

    ResponderExcluir
  2. Parabéns, professora. Sempre é bom ver os colegas abrindo as suas próprias trilhas. É isso ai!

    ResponderExcluir
  3. Parabéns Keliene ! Quando eu me tonar uma adulta quero seguir seu exemplo de vida ! Ah e só falta um capitulo p/ eu terminar o livro , é q eu ando meio sem tempo mas de vez em quando eu leio , e to amando ! Muito obrigada !

    ResponderExcluir