domingo, 9 de outubro de 2011

Reiniciando

Depois de um bom tempo sem escrever eis-me aqui novamente! Finalmente defendi, uma pesquisa desenvolvida ao longo de dois anos e meio chegou ao fim. 
Escutando a leitura da ata
A defesa da minha dissertação, intitulada "Angeli e a República dos Bananas: representações cômicas da política brasileira na revista Chiclete com Banana (1985-1990)", ocorreu na manhã do dia 24 de agosto. Apesar da ansiedade característica de um evento assim, tudo se passou de forma muito tranquila e satisfatória. Pude perceber que os membros da banca gostaram da minha escrita, do tema, dos resultados da pesquisa, enfim, ficaram satisfeitos com o trabalho. 
Assim como me disseram muitos amigos que já haviam passado pela mesma experiência, a defesa é um momento muito bom. Da parte da banca vieram comentários significativos, que me acompanharão por toda a minha vida acadêmica.

A tradicional foto com a banca avaliadora. Da esquerda para a direita: Iranilson Buriti de Oliveira (examinador externo), Regina Maria Rodrigues Behar (orientadora) e Henrique Magalhães (examinador interno)

Porém , apesar de ter passado muito tempo esperando por esse momento conclusivo, após alguns dias de descanso vem uma sensação de vazio, um certo sentimendo de "viuvez" como definiu minha querida professora Regina Célia. Sentindo que já era hora de reiniciar, tal qual pus no título, lanço-me a novos desafios, e entre eles está este blog. Ainda existe muito a ser comentado sobre quadrinhos, e aguardem mais textos e com mais frequência, prometo!
A prova do crime: minha dissertação
Apoveito para agradecer à minha orientadora, a Profa. Regina Maria Rodrigues Behar, que sempre acreditou na viabilidade da minha pesquisa e me deu algo fundamental para um bom desempenho em um trabalho acadêmico: liberdade. Agradeço também ao Prof. Henrique Magalhães, que gentilmente permitiu o acesso e digitalização das fontes, e ao Prof. Iranilson Buriti de Oliveira, pelas excelentes contribuições no momento da defesa. Não posso esquecer de agradecer também a todos os professores do PPGH/UFPB, que direta ou indiretamente contribuíram com a minha pesquisa.
Por enquanto, compartilho com vocês as fotos desse dia tão maravilhoso na minha vida, mais um ciclo que concluí e a abertura de muitas outras portas pelas quais desejo passar. Agradeço aos que torceram por mim e acompanharam meu percurso, e aproveito para convidá-los para minha mais nova jornada no mundo dos quadrinhos e da pesquisa acadêmica.

4 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Este Blog é original e enriquecido com um conteúdo bastante inteligente. Leitura obrigatória.
    Parabéns Profª. Keliene

    Anizio Filho
    O meu: http://pelasruasdejp.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Olá Keliene, assisti recentemente ao minicurso sobre o uso das histórias em quadrinhos no ensino de história, o qual você ministrou no CFP em cajazeiras. Gostei bastante das aulas, e foi muito bom ver as histórias em quadrinhos sendo trabalhadas no meio acadêmico. É muito bom saber que existe essa possibilidade de trabalhar com assunto tão interessante, e não-convencional. Foi uma pena ter sido antecipado antes do fim, mais foi um aprendizado que não esquecerei. Parabéns pelo seu trabalho, espero que volte a vê-lo novamente.

    ResponderExcluir
  4. Olá Diego, fico feliz que você tenha gostado do minicurso e que agora esteja acompanhando as impressões que compartilho por meio desta ferramenta. Espero que possamos trocar mais informações e que os conhecimentos veiculados no minicurso possam ser ampliados cada vez mais. Um abraço!

    ResponderExcluir