segunda-feira, 12 de julho de 2010

A produção do aluno

Uma das coisas mais interessantes, entre todas as que já existem, no trabalho com histórias em quadrinhos na sala de aula é a possiblidade de que o próprio aluno produza sua história em quadrinhos, o que tanto facilita a assimilação do conteúdo como o estimula a participar do trabalho em sala de aula, pois ele sai da condição de apenas receptor e passa a assumir a de produtor do conhecimento também.
Porém, muitos podem acabar se perguntando sobre como os erros do aluno são corrigidos em um trabalho como este. E eu respondo de acordo com a minha forma de trabalho, que não é padrão mas sim um experimento, os erros não são corrigidos, são apontados. Como assim?
De uma forma bem simples, é preciso antes de mais nada deixar bem claro que o resultado do que o aluno produz nesta proposta de trabalho é apenas mais uma visão de um mesmo acontecimento (lembram das aulas de Introdução aos Estudos de História???).
A partir do momento em que se inicia um trabalho tendo essa idéia em mente, é possível verificar a produção de materiais surpreendentes, pois sabemos muito bem que é extremamente ultrapassada a idéia de que o aluno é uma folha em branco na qual o professor "grava" seus conhecimentos. Antes de ser aluno, ele é um adolescente, ou criança, que está em plena época do bombardemanto das informações, que lida com as novas tecnologias, que vê, ou até mesmo veicula, um vídeo no youtube, que tecla no messenger ao mesmo tempo em que ouve o o novo albúm da sua banda favorita (que nem sequer ainda foi lançado, mas que ele conseguiu através de um site de compartilhamento) e ainda espera terminar o download daquele filme que ele tanto esperou para ver.
Esse é público que temos agora, formado por pessoas capazes de produzir, dotados de potencialidades que necessitam ser descobertas. Não é uma tarefa fácil, confesso. Mas quem disse que educar é simples?

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